Conheça os autores confirmados na Feira do Livro de Santa Maria 2020

A 47ª Feira do Livro de Santa Maria, lançada oficialmente neste sábado, já tem nomes de autores confirmados para a programação do Livro Livre, que neste ano será transmitido de forma virtual.

A edição, que será realizada excepcionalmente em formato híbrido (com programações pela internet e a comercialização de livros pela internet e nas respectivas livrarias participantes), será realizada entre os dias 1º e 10 de outubro, com programações diárias transmitidas no canal do Facebook e do YouTube da Feira do Livro de Santa Maria.

Leia também: 12 livros para ler em 2020

Além do Livro Livre, esta edição da feira vai contar com podcasts, vídeo-livros, hora da leitura, espetáculos para o público infantil e momentos musicais

Confira os autores já confirmados para o Livro Livre e suas respectivas datas e horários:

Djamila Ribeiro

1º de outubro, às 19h30min

A filósofa que se tornou uma das principais vozes no combate ao racismo, em pouco mais de cinco anos, Djamila Ribeiro tornou-se o nome mais conhecido quando se fala em ativismo negro no Brasil. E tudo isso com um contorno pop: presença ativa nas timelines, acumula mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Mas sua voz ecoa para muito além das redes sociais.

É presença constante nos crescentes espaços de debate sobre os movimentos das mulheres e na luta por diversidade. Conhecida como filósofa pop, Djamila faz jus ao título. Entre seus (muitos) feitos, estão desde participações no programa Saia Justa, do GNT, até um programa de entrevistas conduzido por ela no canal Futura. Em 2016, foi nomeada secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo.

Autora de livros como ‘Pequeno Manual Antirracista’ e ‘Lugar de fala’.

Rossandro Klinjey

02 de outubro, às 19h

Rossandro Klinjey é palestrante, escritor e Psicólogo Clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor vários de livros, sendo os mais recentes, As cinco faces do Perdão, Help: me eduque! e Eu escolho ser feliz.

É consultor da Rede Globo em temas relacionado a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádios CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Laurentino Gomes

04 de outubro, às 19h

 

Autor das premiadas obras “1808”, “1822” e “1889”, que resgatam detalhes da história brasileira, o jornalista e escritor paranaense Laurentino Gomes se deu conta de que o assunto mais importante do passado nacional não eram os ciclos econômicos, as revoluções, o império ou a monarquia.

Era a escravidão. “Tudo o que nós já fomos no passado, o que somos hoje e o que seremos no futuro tem a ver com nossas raízes africanas e o modo como nos relacionamos com elas”, afirma. E foi pensando nisso que ele escreveu “Escravidão: Do Primeiro Leilão de Cativos em Portugal até a Morte de Zumbi dos Palmares”, livro lançado em setembro de 2019 pela Globo Livros e que é o primeiro volume da trilogia que resgata o processo econômico, político e social que envolveu os séculos de escravidão no Brasil

Allan Dias Castro

05 de outubro, às 19h

Poeta e tem a escrita como base para todos os seus projetos, de letras de música a programas de tv. Formado em Comunicação Social pela ESPM-RS, cursou Escrita Criativa na Escola de Escritores de Barcelona, na Espanha. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Allan lançou seu primeiro livro, O ZéNinguém, em 2014.

Suas letras já foram musicadas por grandes nomes, como Roberto Menescal, e ele já declamou seus poemas ao lado de artistas como Oswaldo Montenegro e Marcos Suzano. Desde 2016, integra o Reverb Poesia (@reverbpoesia), banda que viaja por todo o Brasil apresentando sua mistura de música e poesia falada. Com o ‘Voz ao Verbo’, projeto de vídeos com poemas autorais que deram origem a este livro, busca facilitar o acesso do público à poesia.

Lázaro Ramos

08 de outubro, às 19h

Luís Lázaro Sacramento de Araújo Ramos é um ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, que iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum.

Autor do livro ‘Na Minha Pele’ e dos infantis ‘O Caderno de Rimas do João’ e ‘Sinto o Que Sinto e a incrível história de Asta e Jaser’, entre outros.

Débora Noal

09 de outubro, às 19h

Natural de Santa Maria, Débora percebeu, ainda muito cedo, que a vida pode ser muitas coisas, entre elas, incoerente. Há pessoas que têm muito. E há pessoas que não têm quase nada… ou nada. Como os haitianos, após os terremotos. Como os congoleses, que vivem na miséria e sobrevivem a uma guerra civil sem prazo de validade. Como as milhares de pessoas “presas” nos campos de refugiados da Líbia. Ou como as mulheres: violentadas em qualquer região do planeta, em qualquer época e em qualquer idade.

Leia também: uma psicóloga sem fronteiras no combate à Covid-19

Débora Noal é psicóloga e decidiu dedicar sua vida, sua escuta e seu afeto àqueles que necessitam. Ela trabalha na organização Médicos Sem Fronteiras e, desde então, já participou de 15 missões. Com o livro ‘O Humano do Mundo’ ela compartilha seu diário – um companheiro de todas as viagens e um amigo nos momentos de dor, conquistas e alegrias.Psicóloga sanitarista, pós-doutoranda em saúde mental e desastres (FIOCRUZ-RJ), Doutora e Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB, 2018), com Doutorado Sanduíche na Division of Social and Transcultural Psychiatry (McGill University, Canadá). Desde 2008 desenvolve trabalhos relativos ao cuidado em saúde à populações e trabalhadores que vivenciam desastres naturais (terremotos, furacões, deslizamentos de terra, inundações, etc.) e humanos (guerras, conflitos armados, conflitos étnicos, desnutrição severa, migrações e deslocamentos forçados).

A 47ª edição da Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Universidade Franciscana,8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, CESMA, Câmara do Livro e Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Planejamento e Produção: Veleiro Conteúdo Criativo e Denise Copetti
Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *