Feira do Livro Santa Maria: lançamento da 47ª edição será virtual, neste sábado

A Feira do Livro de Santa Maria 2020 será lançada oficialmente na tarde do sábado, dia 22 de agosto. A transmissão pode ser acessada via live no Facebook e YouTube do Theatro Treze de Maio a partir das 17h. Na ocasião, serão apresentados em vídeo os homenageados desta edição.

Também será conhecida a campanha publicitária elaborada por acadêmicos e egressos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana, além de algumas atrações do Livro Livre.

A Feira vai de 1º a 10 de outubro em formato híbrido, a ser explicado pela Secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Rose Carneiro.

feira do livro santa maria

O Patrono é Guido Cechella Isaia. O empresário é um dos filhos de Salvador Isaia, que consolidou a empresa Eny Calçados como uma das maiores do seu ramo no Rio Grande do Sul. Guido é um dos diretores da empresa e presidente da Fundação Eny, que idealizou e criou.

Ele adquiriu o hábito de fotografar com seu pai, Salvador e, juntos, fizeram filmes que hoje são verdadeiras relíquias do passado de Santa Maria. Do alto do Edifício Mauá, registraram o povo da cidade, as procissões e as festas da Eny que são a lembrança de uma empresa que hoje tem 95 anos de história.

Leia também: Conheça os selecionados do projeto Treze: O Palco da Cultura

Apesar de nunca ter publicado um livro de sua autoria, já incentivou diversos outros autores, não apenas dando entrevistas sobre o passado da cidade, mas, diretamente por meio da Fundação Eny, publicando sete obras sobre diferentes temas, sobretudo a memória, seja da empresa, seja da cidade e de quem nela vive.

O escritor homenageado é Ronai Pires da Rocha.  Ronai é Doutor em Filosofia pela UFRGS e professor aposentado da UFSM. É autor de cinco livros e tem participação em outros sete. Foi Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria entre 1985-1990.

A professora homenageada é Laura Maria França Fernandes. Ela trabalhou na escola E.E. Básica Profª. Margarida Lopes e, desenvolve suas atividades na escola estadual padre Rômulo Zanchi, sempre como professora de língua portuguesa e artes, dedicando-se à hora do conto, atuando nas bibliotecas e como incentivadora à leitura. Participa do projeto Mala de Leitura, do Patrono da Feira 2019 Maurício Leite.

O homenageado é Carlos Alberto Bellinaso. Autor de mais de duas dezenas livros e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria, Bellinaso faleceu em 2019.

Feira do Livro Santa Maria 2020 – lançamento

Sábado, 22 de agosto a partir das 17h
Acesso via facebook.com/TheatroTreze
YouTube do Theatro Treze de Maio

A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, UFN – Universidade Franciscana e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *