Um guia prático de como cuidar das suas suculentas

As suculentas conquistaram o universo da decoração e os apaixonados por plantas. Elas têm belezas diversas, não exigem muitos cuidados e ainda garantem um toque colorido no ambiente. Confira sete dicas do Leve-se de como cuidar das suas suculentas e cultivá-las lindas e saudáveis:

 

Como cuidar das suas suculentas: identifique a suculenta

A identificação da suculenta permite que você possa buscar informações sobre dicas de cultivo específicas para ela. Grupos de colecionadores de suculentas nas redes sociais e canais especializados podem auxiliar a encontrar o nome da “suculinda” que você tem em casa.

Atenção à luz solar

Sim, suculenta gosta de sol, mas é preciso atenção. A exposição intensa a luz solar pode causar queimaduras (como no exemplo abaixo) em determinada suculenta e a falta de iluminação pode deformar.

Existe suculenta que prefere luz direta enquanto outras se desenvolvem em meia sombra. Por isso é importante saber qual o tipo de suculenta é cultivada. Também lembre-se que nenhuma suculenta se adapta em local que não tenha bastante claridade. Então se você mora em apartamento opte por colocá-la sempre próxima a uma janela.

Estiolamento pela falta de luz

Geralmente aquelas suculentas encontradas nos supermercados estão estioladas. O estiolamento é o crescimento excessivo da planta em busca de luz. Esse processo faz com que ela perca suas formas específicas e gere muitos espaços entre as folhas, parecendo alongada.

Escolha os vasos certos

Não coloque pratinho embaixo do vaso da suculenta. O acúmulo de água pode apodrecer a raiz da planta. Também escolha vasos com furo na base.

como cuidar da sua suculenta

Na dose certa

Regue apenas quando o solo estiver seco. Cuidado com a quantidade de água quando for regar as suculentas. Água em excesso pode causar apodrecimento, além disso as suculentas, em geral, preferem pouca irrigação e armazenam a água nas folhas. Se você conhece a identificação da suculenta, pode descobrir se ela é uma espécie que prefere um pouco mais ou menos água.

Cuidados com o solo

O solo das suculentas deve ter boa drenagem, sendo propício para não acumular água e gerar apodrecimento. Também é possível encontrar substratos prontos em floriculturas e receitas despontam entre os “suculovers”. Entre elas, por exemplo, a mistura de terra, areia grossa (jamais a areia de praia) e perlita.

como cuidar das suas suculentas

Como multiplicar

Em geral é fácil fazer mudas das suculentas. Se alguma folha cair, coloque-a sobre o substrato e siga com a rega usual. Após algum tempo, ela desenvolverá raízes e brotos.

Tem alguma dica nova? Qual é a sua suculenta favorita?    Compartilhe conosco!

Leticia Sarturi

Jornalista. Mestre em Comunicação, Arte e Cultura. Pós-graduanda em Estudos de Gênero. Acredita no poder das palavras para promover a representatividade e o respeito à diversidade. Bota fé na empatia para transformar o cotidiano… E é apaixonada por moda e caveiras.

Inscreva-se

Comments (1)

  1. Leticia,
    gostei bastante das dicas! Vou levar em consideração cada uma delas para deixar a Helga ainda mais bonita. Logo ela vai ganhar outra companheira.
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *