Dia das mães: o presente e o vinho ideal para cada estilo de mãe

Planejar presente especial para o Dia das Mães em tempos de pandemia pode parecer uma tarefa complicada. Caso você seja do “time dos filhos sem ideias”, então veio ao post certo! Separamos algumas sugestões do Mundo dos Vinhos para presentear cada estilo de mãe, e garantir que ela fique com um sorriso de orelha a orelha ao receber esta
lembrança.

vinhos e flores em cima da mesa

Dizer que “toda mãe é igual” não é um ditado que se encaixe quando o tema é vinho. O estilo de cada mãe interfere muito para ser certeiro na escolha do rótulo de sua preferência. Então, se liga nas dicas de acordo com a  personalidade de cada mãe e aposte neste presente refinado.

Mãe Clássica

Aquela mulher que valoriza as coisas simples da vida, como almoços de domingo em família, uma mesa montada e farta para agradar a todos ao seu redor. Este tipo de mãe tem um bom gosto nunca sai de moda. É aquele estilo que não abre mão do tradicional, ou seja, de um bom vinho tinto seco.

Considerada a rainha das uvas, a Cabernet Sauvignon é uma excelente opção de presente. Me arrisco a sugerir os vinhos chilenos desta cultivar. Embora a uva Camernere seja como a uva emblemática do país, sabe-se que o Cabernet Sauvignon gera a maioria dos grandes vinhos reconhecidos do Chile.

Dois fatores importante de lembrar na hora da compra: prefira safras de 2018 ou anteriores, e se estiver dentro do orçamento prefira rótulos com passagem por barrica de carvalho.

Outra opção para presentear uma mãe clássica é um decanter de cristal. Este item vem sendo cada vez mais utilizado pelos apreciadores de vinhos, pois ajuda a melhorar as características da bebida através da oxigenação que a mesma faz no recipiente, além de ser um acessório que vai ser destaque na mesa posta de qualquer mamãe do estilo clássico.

Mãe Moderna 

São mulheres modernas e contemporâneas, possuem praticidade como codinome. Seu estilo descolado prefere o descomplicado, estão sempre por dentro das novidades e tendências.

Então, vinhos fáceis de beber podem ser uma escolha legal para presentear, principalmente se seu rótulo for divertido e colorido. Prefira um vinho branco aromático para sua mãe beber um happy hour feito em casa.

Uvas como Pinot Grigio e Sauvignon Blanc possuem descritores aromáticos que são identificados facilmente, tornando bons vinhos para se degustar sem compromisso.

Um item bacana que uma mãe moderna antenada nos acessórios do vinho adoraria ganhar são os marcadores de taças. Hoje temos divertidos modelos no mercado, como na foto abaixo, para ninguém mais dar a desculpa que perdeu a taça durante a confraternização.

Mãe Alternativa 

Uma mulher que possui um estilo de vida diferente do comum, tem preferência por consumir alimentos de agricultura orgânica, e, resumo uma pessoa engajada comprometida com causas ambientais e sociais.

Um vinho para presentear uma mãe deste estilo, temos que levar em consideração que vinho não é só bebida, também é alimento natural e pode ser produzido e elaborado sem aditivos químicos, e de uma produção totalmente orgânica.

Algumas vinícolas vêm apostando em vinhedos orgânicos e biodinâmicos, para fazer vinhos de fermentação natural sem adição de sulfitos e componentes químicos. Neste caso o mais importante é a forma que este vinho foi produzido, independente de ser branco, rosé ou tinto.

Além do vinho,um presente que este estilo de mãe vai adorar ter é uma bomba à vácuo de vinho, este acessório é super útil para quem não consegue tomar uma garrafa inteira, podendo assim guardar e manter o seu vinho conservado da melhor forma para servir uma generosa taça em outra oportunidade.

Mãe Festeira

Este estilo de mãe nem tem muito o que descrever, porque seu estilo é meio óbvio: adora uma comemoração, tudo é motivo de brinde e de festejo. Uma mulher que preza boas celebrações, seja pela conquista do filho ou pelo simples fato de reunir sua família para um churrasco de domingo.

Este estilo de mulher merece ser presenteada com um bom espumante nacional, já que a causa do presente é nobre, escolha um espumante feito pelo método champenoise, isto é, com fermentação feita na própria garrafa, igual a forma que é feito o Champagne.

O estilo você que escolhe, se a sua mãe tem o costume de beber vinhos secos, prefira espumantes Extra Brut ou Brut, agora se ela prefere algo mais adocicado vá de Moscatel, que é doce porém com acidez característica da uva Moscato.

Se a adega da sua mãe festeira já está cheia de garrafas de espumante, então dê uma champanheira ou a tampa hermética para fechar a bebida para não perder o gás durante a festa, com certeza vai ser presente muito bem utilizado.

Mãe Gourmetizada

Uma mulher que tem como hobby cozinhar não quer só saber de ganhar panelas, potes e livros de receita. Harmonizar uma refeição com vinhos pode ser um novo desafio para treinar nossos sentidos sensoriais.

O legal de uma mãe deste estilo é que você pode escolher um bom vinho de forma aleatória, e a partir do rótulo escolhido a sua “master chef” pessoal pode escolher o melhor prato para acompanhar uma taça bem servida deste presentão.

Uma dica que tem um grande leque de harmonizações são os vinhos da uva Merlot. Pode apostar nos vinhos nacionais, pois é uma uva que se adaptou muito bem no solo brasileiro.

Se a mamãe for iniciante no mundo dos vinhos, você pode apostar num livro que fale de vinhos, e ensine harmonizações que possam ser adaptadas ao dia a dia, como o Guia Essencial do Vinho.

 

Sua Mãe possui mais de um estilo? Ficou indeciso na escolha? Se você ficou em dúvida com qual vinho presentar a sua mãe, não tem problema.

Um vinho que agrada muito as mulheres são os vinhos rosés, eles geralmente são frutados e florais no seu aroma, em boca possuem uma acidez mediana que mesmo as mamãe que não tem tanto costume de beber vinho vai gostar.

 

Prefira os cortes de uvas tintas com uva branca Chardonnay, pois assim garante que o vinho tenha aromas bem frutados, safras jovens de 2018 e 2019 também tornam-se mais fáceis de beber.

Vinhos franceses rosés também são uma ótima pedida quando encontrado nas prateleiras por aí. E, se caso você preferir dar um presente para ela utilizar por mais tempo, aposte em um conjunto de taças de vinho elegante para a sua mãe se sentir mais plena bebendo seu vinho.

Afinal ao abrir uma garrafa de um bom vinho estamos vivendo uma experiência hedonista, que nada mais é viver a vida de forma prazerosa, afinal… Degusto, logo existo!

Tássia Silveira

Gaúcha, nascida no Coração do Rio Grande. Tecnóloga em Alimentos por formação e amante dos vinhos por opção! Incentivadora do movimento de que o vinho é para todos, afinal... Degusto, logo existo!

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *