Show de Adriana Calcanhotto e documentário marcam 30 anos da Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana comemora 30 anos, no dia 25 de setembro, com show de Adriana Calcanhotto. Na véspera, acontece o lançamento do filme que documenta a história da instituição.

Para marcar os 30 anos de atividades da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a instituição realizou um documentário, que será lançado às 20h do dia 24 de setembro, véspera da data de fundação da Casa, no ano de 1990.

“O aniversário da Casa de Cultura é um momento muito importante na história cultural do Estado. Celebrar o marco com essa programação é valorizar a memória da instituição e o público que frequenta o espaço. É uma forma de acessar a Casa neste momento de distanciamento social. A produção audiovisual ficará disponível no canal do YouTube da CCMQ” – comenta Diego Groisman, diretor da CCMQ.

Com aproximadamente 15 minutos de duração, o filme, com roteiro de Théo Tajes, é assinado pela premiada diretora Mirela Kruel, que recentemente dirigiu cenas documentais para a novela “Amor de Mãe”, da Rede Globo. Mirela também é diretora do longa-metragem “O Último Poema”, que recebeu, entre outros, o prêmio de Melhor Documentário de Arte no Festival Internacional de Cinema de Bogotá, em 2015.

A trilha sonora tem músicas de Bruno Kiefer e de Vitor Ramil. O filme conta com a narração da atriz Mirna Spritzer, além de depoimentos de personagens que fizeram a história da CCMQ. Entre personalidades do meio artístico e da produção cultural, figuram a atriz e escritora Bruna Lombardi, amiga de Mario Quintana; a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e o arquiteto Flavio Kiefer – um dos responsáveis pela transformação do antigo Hotel Majestic em Casa de Cultura.

A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ) contribuiu com essa construção de memória, disponibilizando documentos e imagens de seu acervo e indicando nomes importantes na trajetória da Instituição para serem entrevistados. Entre eles, Carlos Appel, primeiro titular da Secretaria de Estado da Cultura, instituição da qual a CCMQ faz parte, criada também em 1990.

Casa Virtual Especial com Adriana Calcanhotto

Na sexta-feira, 25/09, dia do aniversário da Casa, às 20h, acontece uma edição especial do projeto Casa Virtual, com Adriana Calcanhotto. A apresentação é da também cantora porto-alegrense, Adriana Deffenti. A proposta do encontro é celebrar a música e a poesia, a partir das memórias afetivas de Adriana Calcanhotto com a cidade de Porto Alegre. “Estamos muito felizes em proporcionar ao nosso público esse momento especial. Adriana Calcanhotto, por sua relação com a música, poesia e artes visuais, pareceu o nome ideal para representar esse momento de celebração do aniversário da Casa de Cultura Mario Quintana”, comemora o diretor da CCMQ, Diego Groisman.

O repertório do show traz canções consagradas e novidades do mais recente trabalho da cantora e compositora, realizado durante a quarentena. Adriana também fará leitura de poemas para homenagear Mario Quintana, patrono da Casa de Cultura. A artista porto-alegrense, de carreira consolidada no cenário da música popular brasileira, traz ainda para a Casa Virtual um pouco de seu envolvimento com a poesia portuguesa. Entusiasta do legado de Fernando Pessoa e de outros poetas lusitanos, Adriana é embaixadora da obra de Mário de Sá-Carneiro no Brasil. A programação será transmitida pelo Instagram da CCMQ (@ccmarioquintana).

Lançamento do documentário “Casa de Cultura Mario Quintana – 30 anos de história”
Quando:
 24 de setembro | Quinta-feira

Horário: 20h

Onde: Canal do YouTube da CCMQ: http://bit.ly/youtubeccmq

Casa Virtual – Edição Especial de Aniversário da CCMQ com Adriana Calcanhotto

Quando: 25 de setembro | Sexta-feira

Horário: 20h

Onde: Instagram da CCMQ | @ccmarioquintana

Com informações da Assessoria de Imprensa (Ludwig Larré

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *