“Alvo de caça”: um espetáculo para dançar os ciclos e a luta das mulheres

O grupo santa-mariense de mulheres  Amor, Movimento e Dança se prepara para um dos momentos mais esperados desde a sua criação. É que o espetáculo “Alvo de Caça”, o primeiro produzido e idealizado por todo o grupo, e que será apresentado neste sábado no Theatro Treze de Maio, é como se fosse um filho. Um filho que será concebido em conjunto entre mais de 30 mulheres, todas com um amor indescritível pelo projeto que gestaram juntas.

O espetáculo se permeia na profunda ligação do ciclo da lua com a natureza feminina. A peça é montada a partir de quatro módulos, mesclando, também de forma cíclica, a dança, a música e as projeções audiovisuais, que fazem relações com quatro arquétipos femininos: a donzela, a mãe, a feiticera e a bruxa Anciã. Ainda se interligam entre as quatro fases da lua; aos quatro elementos da natureza – o ar, a água, o fogo e a terra – , e às quatro estações do ano. Todos esses arquétipos representam também cada fase do ciclo menstrual de uma mulher: a pré-ovulatória, ovulatória, a pré-menstrual e a menstrual.

De forma sensível e poética, o espetáculo vai levar ao palco todas essas questões do universo feminino. O projeto é totalmente construído e executado por mulheres, desde as coreografias e figurinos até produção audiovisual, projeção, sonoplastia, iluminação e captura de imagens e vídeos. No total, são 30 artistas envolvidas, entre bailarinas, musicistas, atrizes e técnicas.

Para a integrante Bruna Fani, que participa desde o início do grupo, o processo de criação do espetáculo foi lindo e desafiador:
– Todas nós lidamos com diferentes histórias de vida e diferentes “cicatrizes” e a nossa convivência fez com que tocássemos nessas feridas, acolhêssemos nossas dores para dar forma a tudo isso. Então, foi preciso muita coragem e União. Além disso, fizemos coisas que nunca nos imaginaríamos fazendo, colocando a mão na massa mesmo. O espetáculo vai ser a catarse disso tudo. A maioria ali nunca viveu um espetáculo, como eu, então, o frio na barriga é grande, mas a certeza de que estamos levando nossa verdade aos movimentos faz o processo ser mais tranquilo.

A diretora do espetáculo, Milena Colognese, também enxerga o espetáculo como um processo de ressignificação:
– Estou muito grata por tudo isso que está acontecendo, vai ser muito lindo. Foi um processo de cura e ressignificação de muitas dores e transformações para nós. Vamos despertar isso na plateia, em todas as pessoas que assistirem. Está mobilizando uma energia muito bacana. Não consigo dimensionar tudo o que estamos vivendo – comenta a diretora do espetáculo, Milena Colognese.

O grupo contou com o apoio de mais de 100 pessoas que participaram de um financiamento coletivo para custear as despesas do espetáculo. Em função da procura pelos ingressos, o espetáculo terá duas sessões: às 18h e às 20h, no Theatro Treze de Maio.

Os ingressos para a sessão das 18h seguem à venda na bilheteria do teatroo e junto às integrantes do Grupo de Mulheres Amor, Movimento e Dança. É possível contatar as integrantes pela página do Grupo no Facebook.

Ficha técnica:

Direção Geral: Milena Colognese

Elenco:
Beatriz Sebalhos, Bibiana Hernandez Gomes de Moraes, Bruna Dorneles Pinheiro, Bruna Fani Duarte, Carolina Ferreira, Débora Dalla Pozza, Elen Janine Ortiz, Gabriela Perez, Janaína Belardony, Joelma Rannov, Júlia Zucchetto, Juliane Costa, Jéssica Fagundes, Lauren Diel, Lauren Moraes, Leandra Cunha, Maria Cecília Pereira da Rocha, Marina Ortiz, Marjana Fontoura Almeida e Milena Colognese.

Bailarinas convidadas*:
Amanda Bicca Luccas,  Diadorim Gonçalves Souza dos Reis, Lillian Keury Escobar da Silva,
Miriã Maurer Trindade dos Santos.

*Corpoesia Cia de Dança – Associação Orquestrando Arte

Percussionista: Eduarda Arend
Iluminadora: Vanessa Giovanella
Sonoplasta: Janaína Castaldello
Técnica da Projeção: Júlia Bragil Biazzi
Técnicas de Apoio: Andressa Trindade e Camila Matzenauer
Fotografia: Ludmila Almeida e Maiara Sestari Bersch
Filmagem: Daiane Bedin e Laiz Battisti
Figurinos:
– Criação e confecção: Grupo de Mulheres Amor, Movimento e Dança
– Tecidos: Sucessu’s Tecidos

Produção Audiovisual: Ludmila Almeida
Coreografias: Grupo de Mulheres Amor, Movimento e Dança
Cantos: Elen Janine Ortiz
Arte: Anna Denardin e  Paula Marcuzzo
Material Gráfico: Jéssica Fagundes
Gráfica: Digigraf Express

Inscreva-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *