‘Quando te Avisto’, documentário da TV OVO, é selecionado no Festival de Gramado

O documentário ‘Quando te Avisto’, produzido pela TV OVO, e que aborda a preesnça de indígenas em Santa Maria, é o único curta santa-mariense selecionado para a Mostra de Curtas Gaúchos do Festival de Cinema de Gramado.

O festival será realizado neste ano de 18 a 26 de setembro, em formato virtual (saiba mais aqui).

Confira o relato enviado pela TV OVO:

A seleção do nosso filme na Mostra de Curtas Gaúchos foi uma emocionante surpresa, porque estamos levando para o festival um filme que aborda a presença indígena em Santa Maria, mas que é reflexo da relação do homem branco com os povos indígenas em todo país.

Além de contribuir para o debate da questão indígena, também estamos muito orgulhosos de representar Santa Maria na competição e pela representatividade feminina na direção, já que são somente 5 curtas de 19 que contam exclusivamente com direção de mulheres. É a primeira vez que a TV OVO inscreve um filme na Mostra de Curtas Gaúchos do Festival de Gramado.

O projeto do documentário nasceu em 2018 e começamos a produção em 2019, quando o aprovamos na LIC municipal. Para construir o filme, decidimos trabalhar com oficinas de formação audiovisual nas escolas das aldeias Guarani e Kaingang do município.

Entendemos que essa era uma forma de nos integrarmos mais ao cotidiano e de levar a possibilidade do audiovisual para que eles mesmo pudessem registrar suas histórias e também para que o filme não fosse um olhar colonizador. As oficinas foram financiadas por recursos próprios da TV Ovo e no final do ano passado ganhamos o prêmio Culturas Populares, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, cuja edição homenageou o Teixeirinha.

Esse recurso financiará a continuidade das oficinas na aldeia Guarani Mbyá – Tekoa Guaviraty e na Aldeia kaingang Três Soitas, que ainda não foram retomadas em função da pandemia.

O resultado de todo esse movimento, para além da seleção do Quando Te Avisto, foi a produção de vídeos pelos estudantes indígenas, sendo que um deles, o documentário Mbya Arandu (Saber Guarani) foi escolhido como melhor documentário no prêmio especial do júri no 13º Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-Metragem, de Taquaritinga do Norte, em Pernambuco.

Estamos preparando um pré-lançamento do Quando Te Avisto no formato de live com um debate sobre o audiovisual como ferramenta para a representação dos povos indígenas. Além disso, o filme ficará disponível no Canal Brasil Play entre os dias 19 e 22 de setembro para assinantes, durante o período de realização do Festival de Gramado, já que esta edição será online.

Sinopse

Quanto Te Avisto

Direção Neli Mombelli e Denise Copetti
Documentário | 24’46”
O que acontece quando dois olhares se cruzam? E se esses olhares compartilham de um mesmo espaço, mas se constituem em mundos próprios? O que afasta e aproxima indígenas e não indígenas? Entre colonizações e apagamentos históricos, disputas de territórios, presença e invisibilidade, o legado das comunidades indígenas é o da existência através da resistência ancorada na sua espiritualidade, no respeito às diferenças e no vínculo com a natureza.

Trailer:

Com informações da TV OVO

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *