Palhaçaria feminina chega ao Santa Maria Sesc Circo

Dentro de um espaço machista e patriarcal – onde também está encaixado o circo -, qual é a importância de existir um grupo de mulheres, palhaças, que se propõe a discutir estes assuntos? Essa é a questão levantada pelo Circo Di SóLadies, formado só por mulheres, que vem de São Paulo e se apresenta neste fim de semana em dois espetáculos gratuitos no Santa Maria Sesc Circo.

Foto: Danilo Ferrara

Marcando a presença feminina em um dos maiores festivais circenses do Rio Grande do Sul,  o Estupendo Circo di SóLadies é um espetáculo  que mistura cenas clássicas do circo tradicional, músicas, poesia e contos de fadas, alertando para igualdade de gênero e valorizando a potência da mulher. Essas mulheres palhaças convidam o público para refletir sobre questões de gênero, com  criatividade e poesia.

– Poderíamos ser só um grupo que reproduz universo da palhaçaria masculina. Mas nós queremos trazer essa voz, que nos foi tirada. A palhaçaria é um meio muito masculino. Há pouco tempo temos mulheres palhaças, porque muitas vezes, as mulheres, para serem palhaças, precisavam representar a figura masculina. Como um grupo de mulheres palhaças feministas, buscamos trazer essas nossas inquietações que nos cercam e nos afligem, para a dramaturgia –  comenta Verônica Mello, atriz que está no grupo desde 2016.

O Circo di SóLadies utiliza camadas simbólicas e surpreende o público por tratar de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes sobre a potência da mulher, dialogando e envolvendo o público de todas as idades.

– Entendemos que tocamos em feridas e lugares que muitas vezes não são ditos, nem no teatro e muito menos na palhaçaria. Também questionamos a própria forma de fazer palhaçaria, que muitas vezes coloca o oprimido em chacota. Nós não queremos rir das opressões, queremos colocar as opressões em xeque – reflete Verônica.

No dia 29 de Novembro, às 15h, a apresentação do grupo será no Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti, o Bombril. Já no dia 30 de Novembro, às 18h, a trupe se apresenta na Gare.

Os eventos são gratuitos, promovidos pelo Sistema Fecomércio (Sesc RS) e pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e apoio do Museu de Arte de Santa Maria (Masm) e do Mercado Público de Santa Maria.

Um Circo feito por mulheres para todos os públicos

Idealizado por Lilyan Teles e Tatá Oliveira, o Circo di SóLadies surgiu em 2013 a partir de inquietações sobre a desigualdade de gênero e a percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher tratando-se de comicidade e linguagem do palhaço. Em 2016, juntam-se a elas as artistas Kelly Lima e Verônica Mello, ampliando o repertório do grupo.

Feito por mulheres – palhaças, atrizes, musicistas, pesquisadoras e realizadoras – para todos os públicos, é um circo em que as artistas desenvolvem o repertório através do improviso e jogo cênico com elementos fundamentais para a conexão e interação com o público, a conquista do estado da graça, do riso e da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

Mais informações na página do Circo di SóLadies no Facebook

Estupendo Circo di SóLadies
Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansadas dos mandos e desmandos dos patrões, duas palhaças decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações do espetáculo, levando o universo feminino em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos.
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Quando: 29 de Novembro de 2019
Horário: 15h
Onde: Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti (Bombril)
Endereço: Rua Risieli Mafacioli – Santa Maria – RS

Quando: 30 de Novembro de 2019
Horário: 18h00
Onde: Largo da Estação Férrea / Gare
Endereço: Largo da Estação Irmão Estanislau, s/n – Centro – Santa Maria – RS

Entrada Gratuita
Retirada de ingressos físicos:
Local: Sesc Santa Maria – Endereço: Av. Itaimbé, 66 – (55) 3223-2288
Horários: De Segunda a sexta, das 8 às 20h. Ao Sábado, das 9 às 12h30.

Confira aqui a programação completa do Santa Maria Sesc Circo

 

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *