MACRS e Cine Esquema Novo inauguram exposição “Loops.Expanded”

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e o Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira apresentam, a partir do dia 10 de março, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a exposição “Loops.Expanded”. Com o apoio do Goethe-Institut Porto Alegre, a mostra, que conta com curadoria de Jaqueline Beltrame e Alisson Avila, promove a exibição de seis obras audiovisuais criadas entre 2015 e 2012 por artistas de quatro países diferentes.

O conjunto de trabalhos selecionados para a exposição apresenta um microcosmo do conceito e da prática da ciclicidade da imagem (o loop) enquanto elemento audiovisual essencial. Por meio das obras do israelense Shahar Marcus, da italiana Ilaria Di Carlo, dos brasileiros Nelton Pellenz e Carlos Adriano e dos argentinos Rina Venetucci e Javier Olivera, a exposição reflete as infinitas possibilidades do loop para os artistas. A sua lógica cíclica e de repetição entrou para a história ao, originalmente, fazer da inércia movimento, e atravessou os últimos dois séculos nas mais diversas formas de expressão. Dos dispositivos ópticos do pré-cinema (Phenakistoscope, Zootrope, Kinetoscope) à obra de Duchamp, da Pop Art até o tempo presente dos “loops infinitos” computacionais, passando ainda pela efemeridade dos GIFs sonoros e audiovisuais, o loop está presente em múltiplos contextos e segue em reinvenção na medida em que se transforma em linguagem, recurso poético, ou tradução de uma visão filosófica.

Constituindo uma rede internacional de curadoria, exposição e investigação, o projeto Loops.Expanded foi desenvolvido em 2015 em Lisboa, pela  produtora Duplacena em colaboração com o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC). Trata-se de um projeto que promove e dissemina as propostas em vídeo sob a esfera do conceito de loop, contribuindo para um conhecimento e reflexão artística desta linguagem/dispositivo na contemporaneidade. Inicialmente dedicado somente a artistas portugueses ou residentes em Portugal, o projeto tornou-se internacional a partir de 2020.

Exposição “Loops.Expanded”

Curadoria: Jaqueline Beltrame e Alisson Avila

Local: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Galeria Sotero Cosme, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736. Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Período: de 10 de março a 01 de maio de 2022.
De segundas a sextas-feiras, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 12h às 18h.

Inscreva-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *