Sol, mar, piscina e boas dicas para beber vinhos no verão

No verão tipicamente brasileiro e bonito por natureza, o acompanhante preferido do pessoal é a boa e velha cerveja gelada, intercalado por algumas caipiras feitas no capricho. Mas nem só de cevada e “bons drinks” o verão vive!  Vinhos brancos ou rosés e espumantes podem ser boas opções para você beber na praia, e ainda ganhar prestígio de “phyna” por estar degustando na beira do mar.

O negócio é sair da zona de conforto, apreciar os bons momentos da vida! E o vinho pode ser seu grande aliado para elevar o nível de suas férias neste verão.

Para começar, é necessário que você tenha uma caixa térmica com bastante gelo, afinal, vinho refrescante e gelado é lei para tomar no verão de 35º C que nosso litoral oferece.

Além do cooler para manter as bebidas geladas, é bom você usar taças de acrílico. Pode ser até aquela que foi lembrança de formatura esquecida dentro do armário de casa. O bom deste tipo de taça é a praticidade em carregar e lavar, sem ter perigo de quebrar durante o transporte.

Uma dica super válida é guardar a taça dentro da caixa térmica, porque ela vai resfriando, criando uma camada mais gelada que vai ajudar a manter seu vinho por mais tempo na temperatura baixa.

Outro detalhe que não podemos esquecer: colocar as garrafas na geladeira na noite anterior. Isso garante um vinho geladinho para beber em frente ao mar. Ah… e o vinho não gosta de sol diretamente, então deixe sua garrafa no cooler e beba na sombra de seu guarda sol.

Acessórios como tampas especificas para manter o vinho fechado também podem ser úteis neste momento, principalmente se você preferir tomar um espumante. Hoje em dia é facilmente encontrado este tipo de tampa que aguenta pressão em mercados e lojas de departamento com utensílios para casa.

Vinhos com tampa de rosca também podem ser uma escolha bacana na hora da compra. Se por acaso a garrafa for com rolha, não esqueça de levar o abridor e utilize a própria para fechá-lo depois de aberto.

Falando em espumantes, eles são uma opção bem legal para dias quentes, mas uns 20 minutos antes de sair de casa, indico que seja colocado dentro do congelador para garantir a temperatura ideal de 6º a 8º para degustá-lo. E ao acomodar na caixa térmica, coloque uma camada generosa de gelo por cima das garrafas, que com certeza isto vai ajudar a manter sua bebida bem gelada.

Se caso você quiser apreciar vinhos e espumantes na beira da piscina, os baldinhos são ótimos aliados para manter a temperatura agradável. Uma dica que ajuda bastante é colocar gelo, um pouco de água e um punhado de sal grosso. Não é magia, mas é química que ajuda a baixar e manter a temperatura de 10º a 12º C da garrafa.

Outro ponto positivo para a sua escolha do verão ser vinho, é que este tipo de bebida não estufa, se se for pensar no custo benefício, uma garrafa as vezes sai mais em conta que uma porção de cerveja de puro malte.

Ficou na dúvida qual tipo de vinho fica melhor de acompanhar um dia de sol e água fresca? Indico vinhos brancos leves e refrescantes, como Pinot Grigio, Riesling, Chardonnay (sem passagem por madeira), Vinho Verde são boas escolhas. Rosés também podem acompanhar muito bem no verão, prefira cortes de uvas brancas e tintas, que geralmente possuem uma acidez bacana para apreciar em estações mais quentes. E por fim, os espumantes de sua preferência, não importa se é Brut ou Moscatel, estando bem gelado cai muito bem para se refrescar… pois no verão também degusto, logo existo!

[ABTM id=3433]

Inscreva-se

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *