A Feira do Livro de Santa Maria divulgou na noite desta segunda-feira a programação cultural completa da sua 46ª edição. Entre os destaques, estão atrações internacionais como o escritor chileno Antonio Skármeta, autor do clássico O Carteiro e o Poeta. A jornalista e escritora Eliane Brum também confirmou sua presença nesta edição da feira. As atividades neste ano começam no dia 26 de abril e vão até o dia 11 de maio, com programações na Praça Saldanha Marinho, no Theatro Treze de Maio e com oficinas no Centro Empresarial.
Confira, abaixo, a programação completa desta edição da Feira do Livro de Santa Maria
26 de abril
15h – Ação Especial da Semana Municipal de Conscientização sobre o ruído.
16 h – PALESTRA DE ABERTURA – LEITURA – ÊXITOS E FRACASSOS – Roseana Murray e Willian Amorim de Sousa
Theatro Treze de Maio – entrada gratuita – convites na bilheteria
ROSEANA MURRAY mora no Rio de Janeiro é autora de livros de poesia e contos. É graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa. Já recebeu os prêmios: A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J ( por quatro vezes) , Prêmio A.B.L para livro infantil. Tem cerca de cem livros publicados, e vários deles fazem parte da Mala de Leitura, em Santa Maria.
WILLIAM AMORIM DE SOUSA é escritor, Membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), especialista em Saúde Mental. Coordenador e pesquisador do Programa de Estudos e Pesquisas em Autismo – PreAut Brasil – do Insituto PRÉAUT/França. É autor do livro premiado “O amor em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres: uma abordagem psicanalítica”.
19h – Abertura Oficial – Praça Saldanha Marinho
27 de abril – Sábado
11h – Lançamento e distribuição do Jornal Comemorativo aos 80 anos da Biblioteca Pública Municipal – Foyer do Theatro Treze de Maio
14h30min – Espetáculo O INCRÍVEL SUMIÇO DAS LETRAS – GRUPO UEBA – CAXIAS DO SUL
O espetáculo foi escrito por Jonas Piccoli, para trazer de uma maneira divertida e criativa a importância da leitura. A história é ambientada numa cidade imaginária onde as letras começam a sumir misteriosamente. Aos poucos vemos as consequências desse sumiço para os habitantes. Personagens cômicos surgem e em meio ao mistério um detetive e seu ajudante são chamados para solucionar o caso.
19h – Espetáculo “BIOGRAFIAS” com Deborah Rosa
As mais emblemáticas cantoras da música brasileira evidenciadas em “Biografias” por, Deborah Rosa. Vozes, canções e histórias de vida de interpretes como Elis Regina, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Maria Bethânia, Elza Soares, entre outras.
28 de abril – Domingo
15h – Espetáculo VÔ VENÂNCIO – Cia Armazém
Vô Venâncio é um personagem tipicamente gaúcho que, junto com sua neta Feliciana e seus dois amigos músicos, visita feiras do livro, escolas e diversos eventos para proporcionar à criançada um divertido e inusitado momento cultural.
19h – LIVRO LIVRE BLUES
O projeto é formado por músicos, parceiros de outras bandas e amigos que têm como afinidade o blues em sua forma geral. Participam do show Paulo Noronha, Vitor Cesar, Diego Fiorenza e Ninu Ilha
29 de abril – Segunda-feira
14H – OFICINA COZINHANDO HISTÓRIAS – COM MARGARIDA BOTELHO
Local: Centro Empresarial (Rua Angelo Uglione, 1509)
MARGARIDA BOTELHO vem de PORTUGAL e publica desde 2005 livros para a infância. Margarida cria e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais e sociais, museus, largos e praças públicas. Arte-educadora, trabalha desde 2009 em parceria com instituições e ONGs em projetos de intervenção comunitária através da arte, em Moçambique, no Brasil, na Índia, em Timor-Leste e em Cabo Verde.
14H30 – ENCONTRO COM O LEITOR JOVEM – STELLA MARIS REZENDE ( Na Praça)
Mineira de Dores do Indaiá, Stella Maris Rezende é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, escritora, desenhista, cantora e atriz. Tem dezenas de livros publicados o público adulto e infantojuvenil. Atualmente, ministra a oficina Letras Mágicas, que incentiva a leitura e a escrita. Entre os vários prêmios que coleciona, estão quatro prêmios Jabuti.
19h – LIVRO LIVRE – DOCUMENTÁRIO PASSO DO VERDE – TV OVO
O documentário sobre o distrito de Passo do Verde foi produzido pela TV OVO em 2018 e tem direção de Helena Moura e Alan Orlando. A produção faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade -LIC/SM, que visa contar histórias de lugares, pessoas e memórias de Santa Maria.
30 de abril – terça-feira
9H – Oficina “Conte-me sua história… O livro como ferramenta artística de intervenção social” – MARGARIDA BOTELHO (PARA PROFESSORES)
Promover a leitura com intervenção social a partir da literatura e ilustração para educadores e professores criativos. Explorar o improviso, o inesperado, o desconhecido, da surpresa, do erro, da diversidade como plataforma criativa de inclusão e expressão coletiva social. LOCAL: CENTRO EMPRESARIAL (RUA ANGELO UGLIONE, 1509)
14h – Leitura Inclusiva: Cultura Indígena
Convidada Especial: Escritora Margarida Botelho (Portugal)
Promotores: Aldeia Guarani, Aldeia Caingangue, Escola Indígena Guarani, Escola Indígena Caingangue, Núcleo de Ações Afirmativas UFSM.
14H30 – OFICINA LETRAS MÁGICAS – STELLA MARIS REZENDE
A palavra como expressão de encantamento, busca e descoberta de significados. O objetivo é desenvolver habilidades de leitura e escrita; exercitar a leitura de imagens e textos; trabalhar gêneros literários; aprimorar o olhar crítico e a capacidade inventiva. PÚBLICO-ALVO – Qualquer pessoa interessada em ler e escrever artisticamente (média 15 anos). Máximo 30 pessoas.
16h – SACA ROLHAS – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – PRAÇA SALDANHA MARINHO
“O Burrinho Inteligente” conta a história do Catuleco, que entre peripécias e aventuras,
mostra seu caráter bondoso, cultivando a amizade e o amor, sem preconceitos. em homenagem a Humberto Gabbi Zanata, autor da história. “Seu João e Seu Adão, Uma História de Amizade”: A história do Seu João e do Seu Adão conta, que apesar dos desencontros e da chegada de algo inesperado, os laços de afeto entre dois velhos amigos, nunca se desfazem, sempre se fortalecem.
19h – LIVRO LIVRE – Atena Beauvoir
Atena Beauvoir Roveda é escritora, filósofa e educadora transexual. Premiada pela sua atuação em defesa e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no RS. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Sexualidade (NEPEGS) do IFRS – Campus Porto Alegre e colaboradora do projeto TransEnem de Porto Alegre.
01 de Maio – Quarta-Feira
15h – REVOADA POÉTICA COM ALESSANDRA ROSCOE
Pipas que ganham, na caligrafia de crianças, textos retirados de seus livros favoritos e, por fim, as pipas ilustradas por renomados escritores e ilustradores. A Oficina vai reunir 40 crianças na Praça Saldanha Marinho. (COM AGENDAMENTO).
Mineira de Uberaba, Alessandra Roscoe se encanta pelo mundo literário desde a infância. Em 2013, criou o Uniduniler Todas as Letras e o Festival Itinerante de Leitura, que coordena e realiza desde então. O projeto foi reconhecido, em 2017, pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC), organismo ligado à UNESCO, como uma das melhores práticas de incentivo à Leitura na primeira infância na América Latina e Caribe.
18h – Intervenções poéticas
19h – LIVRO LIVRE – Eliane Brum – No Theatro Treze de Maio – Convites com a comissão organizadora
Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Trabalhou 11 anos como repórter de Zero Hora, e dez como repórter especial da Revista Época, em São Paulo. Desde 2010 faz projetos de longo prazo com populações tradicionais da Amazônia e periferias da Grande São Paulo. De 2009 a 2013 foi colunista da revista Época. Desde 2013 tem uma coluna quinzenal, em português e espanhol, no jornal El País. É colaboradora do jornal britânico The Guardian. Eliane publicou seis livros – cinco de não ficção e um romance -, além de participar de coletâneas de crônicas, contos e ensaios.
02 DE Maio – quinta-feira
14h – Revoada Poética com Alessandra Roscoe
A ideia de juntar leitura e brincadeira foi o ponto de partida! Primeiro surgiram balões coloridos “recheados” com poemas. Depois, pipas que ganharam, na caligrafia de várias crianças, textos retirados de seus livros favoritos e, por fim, as pipas ilustradas por renomados escritores e ilustradores. A Oficina vai reunir 50 crianças na Praça Saldanha Marinho. As pipas (pandorgas) feitas pelas crianças vão ser penduradas pelas árvores da Feira. (AGENDAMENTO DE ESCOLAS COM A CHILI).
19h – LIVRO LIVRE – António Skármeta – O CARTEIRO E O POETA
António Skármeta é autor do livro Ardiente Paciencia, que inspirou o filme “O Carteiro e o Poeta”, dirigido por Michael Radford sobre a amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda e um humilde carteiro que deseja aprender a fazer poesia. Esteban Antonio Skármeta Branicic é chileno descendente de croatas e também autor do livro “Um pai de Cinema”, que foi adaptado para o cinema com direção de Selton Mello, e que recebeu o título “O filme da Minha Vida”.
03 de Maio – Sexta-feira
14h – LEITURA INCLUSIVA: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ
Escola Estadual Reinaldo Coser, Associação de Surdos de Santa Maria (ASSM), 8ª CRE, Projeto Mãos Livres UFSM.
16h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – SACA ROLHAS
“O Burrinho Inteligente” conta a história do Catuleco, que entre peripécias e aventuras,
mostra seu caráter bondoso, cultivando a amizade e o amor, sem preconceitos. em homenagem a Humberto Gabbi Zanata, autor da história. “Seu João e Seu Adão, Uma História de Amizade”: A história do Seu João e do Seu Adão conta, que apesar dos desencontros e da chegada de algo inesperado, os laços de afeto entre dois velhos amigos, nunca se desfazem, sempre se fortalecem.
19h – LIVRO LIVRE – Prado Veppo 20 anos: Vida e Poesia
Bate-papo misturando poesia, crítica literária e memória, sobre a obra do poeta Prado Veppo, com a coordenação do professor homenageado desta edição, Pedro Brum Santos. O bate-papo contará com a participação de convidados, incluindo a filha do poeta.
04 de maio – Sábado
15h – MUSICAL JARDIM DE CATAVENTOS
Idealizado pelo músico Marcelo Schmidt, o espetáculo é baseado na obra literária homônima. Apesar do público-alvo, Jardim de Cataventos consiste em um teatro musical que atrai público de todas as idades por retratar sonhos infantis e aspectos do cotidiano em linguagem fácil e inteligente.
19h – LIVRO LIVRE – Max Belzareno
Max Belzareno é graduando em História pela Universidade Federal de Rio Grande-FURG e Técnico em Química. Autor de outros dois livros publicados pela Chiado Editora, Inesquecível e Rua Nuvem de Estrelas, também é crítico literário.
05 de maio – Domingo
15h – A FUBICA DA VOVÓ
Lançamento CD com letras de Humberto Gabbi Zanatta e música de Tuny Brum. Participação Especial de Luciano Gabbi e Denise Copetti.
19h – LIVRO LIVRE – GRUPO HORIZONTE E LUIZ CARLOS BORGES
Noite de homenagem a Humberto Gabbi Zanatta com show de Luiz Carlos Borges e Grupo Horizonte
06 de maio – Segunda Feira
14h30min – Espetáculo OS MÚSICOS DE BREMEM
19h – LIVRO LIVRE – MARINA COLASANTI
Escritora, jornalista e artista plástica, nasceu em 1937 em Asmara, na capital da Eritreia. Tem mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior, entre eles poesias, contos, crônicas, livros para crianças e jovens e diversos ensaios. Trabalhou em televisão, como entrevistadora, redatora e apresentadora, em programas jornalísticos culturais. É uma das mais premiadas escritoras brasileiras, com vários prêmios Jabutis, além de dois prêmios latino-americanos.
07 de maio – Terça-Feira
14h30min – ESPETÁCULO TERRA À VISTA – Cia Armazém
Os irmãos Miguel, Manuela e Mateus precisam tomar uma decisão: vender ou não a casa dos avós. Antes de decidirem, eles voltam ao sótão da casa para viverem uma última aventura. Ao encontrarem um mapa que haviam feito e escondido em um baú, quando crianças, eles resolvem seguir o mapa para ver como o caminho indicado pelos “piratas” estava depois de tantos anos. Porém, os irmãos se deparam com uma triste realidade: lixo à vista.
14H30MIN – ENCONTRO COM O LEITOR – RICARDO AZEVEDO
Local: Centro Empresarial (Rua Angelo Uglione, 1509) – AGENDAMENTO COM ESCOLAS
Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista, entre eles Um homem no sótão (Ática), A casa do meu avô (Ática), Aula de carnaval e outros poemas (Ática). Ganhou o prêmio Jabuti com os livros Alguma coisa, Maria Gomes, Dezenove poemas desengonçados, A outra enciclopédia canina, Fragosas brenhas do mataréu, entre outros prêmios. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados na Costa Rica.
19h – LIVRO LIVRE – Raphael Montes
Raphael Montes nasceu em setembro de 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, teve contos publicados em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen’s Mystery Magazine. Todos os seus livros tiveram os direitos de adaptação vendidos para o cinema e estão em produção. Além disso, escreve roteiros para cinema e TV.
Dia 8 de maio – Quarta-feira
14h30min – MUSICAL JARDIM DE CATAVENTOS
Idealizado pelo músico Marcelo Schmidt, o espetáculo é baseado na obra literária homônima. Apesar do público-alvo, Jardim de Cataventos consiste em um teatro musical que atrai público de todas as idades por retratar sonhos infantis e aspectos do cotidiano em linguagem fácil e inteligente.
19h – LIVRO LIVRE – NOITE DO PATRONO
Homenagem ao patrono da 46ª Feira do Livro, Maurício Leite
Dia 9 de maio – Quinta-Feira
14h30min – Espetáculo BAÚ BRASIL CRIANÇA
Tito e Toinha percorrem várias cidades, bairros e vilarejos para preservar a essência artística que habita seus imaginários e seus corações, levando a paixão e o amor pela arte. No elenco estão Camila Borges e Marcelo Schmidt, que integram o teatro musical Jardim de Cataventos.
15h30 – EDUCAÇÃO FISCAL – Programação especial.
19h – LIVRO LIVRE – Adriana Negreiros
A autora da biografia da Cangaceira Maria Bonita conta como realizou a pesquisa para o livro – e o que ela descobriu. Adriana Negreiros, jornalista, é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Trabalhou nas revistas Veja, Playboy, Claudia e Marie Claire e é colaboradora da revista Piauí. Maria Bonita, sexo, violência e mulheres no cangaço é seu livro de estreia. Atualmente, trabalha em seu segundo livro, uma nova investigação sobre as mulheres, a ser lançado em 2020.
Dia 10 de maio – Sexta-Feira
14h – Leitura inclusiva: Cultura Negra
Promotores: Núcleo de Ações Afirmativas UFSM, com a profª Maria Rita Py.
14h30 – OS MÚSICOS DE BREMEM
19h – LIVRO LIVRE – ELIANA YUNES DA CÁTEDRA UNESCO DE LEITURA – A LEITURA E A LITERATURA COMO DIREITOS E PRINCÍPIOS DE CIDADANIA
Theatro Treze de Maio – entrada gratuita – convites na bilheteria
ELIANA YUNES é graduada em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia. É professora associada da PUC – Rio e professora visitante em universidades brasileiras e do exterior. Criou pra a Biblioteca Nacional, o Programa Nacional de leitura (Proler), é assessora do Cerlalc/Unesco e comparte a direção da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil.
Dia 11 de maio – Sábado
10h – Feira de Leitura na Praça – (até as 17h) – MALA DE LEITURA
16h – Espetáculo Barquinho de Papel
Show com músicas infantis baseadas na obra homônima. A bordo de um Barquinho de Papel Nina e seu cão Timão, partem numa aventura que inicia no Chuí e vai até o Oiapoque. Durante a viagem, eles
buscam uma fonte de água pura que lhes permita purificar toda a água suja e poluída no mundo.
18h – Encerramento Oficial da Feira do Livro de Santa Maria