Poucas coisas são tão prazerosas quanto se reunir com amigos e desfrutar das delícias da vida: conhecer cafés, restaurantes, bares e todo tipo de lugar que ofereça aconchego, não apenas ao corpo, mas também à alma. Justamente por isso, não sou o tipo de pessoa que desbrava lugares sozinha, sobretudo se houver qualquer envolvimento com comida. Eu gosto mesmo é de me sentir parte de uma dupla. Dividir a conta e as impressões.
Por isso, nunca vou sozinha a um lugar novo. Na verdade, sou geralmente levada a eles pela outra parte da dupla, que invariavelmente é meu querido amigo Dani, um verdadeiro desbravador gastronômico. Ele tem tanto amor pelos alimentos que não à toa trabalha na cozinha de um dos melhores restaurantes de Porto Alegre. Mas isso já é outra história e, neste momento, eu vim aqui para contar a vocês minha experiência no Tonka Café.
Agora que vocês já sabem que eu estava acompanhada, posso iniciar o meu relato usando o plural sem problemas, não é mesmo? Nossa visita a esse café super fofinho, localizado na Anita Garibaldi, aconteceu num domingo (final do feriado). Fomos até lá para experimentar as verdadeiras obras de arte do chefe confeiteiro William Machado, sócio-proprietário do lugar e também um dos ganhadores do programa Que seja Doce, do GNT.
Se você não se interessa por reality shows, não tem problema. Essa dica pode ser útil também pelo simples fato de você se interessar por comida. Tanto porque, além dos doces, há por lá muitas opções de cafés, salgados, e ainda almoço. A dica também pode valer pelo ambiente agradável e atendentes simpáticos, prontos para oferecer sugestões se você tiver na dúvida sobre o que pedir.
Nós não estávamos com muitas dúvidas: queríamos mesmo era provar o entremet que recebe o nome da casa – Tonka – e descobrir o sabor desta fava que faz as vezes de baunilha. Para tornar a divisão mais justa, pedimos também uma tartelete de goiaba (uma de minhas frutas favoritas).
E o que eu posso dizer é: meu deus, que delícia esse entremet. Que delícia essa tal de Tonka, que maravilha essa explosão de sabores na boca e a experiência de ficar tentando encontrar todos os ingredientes que constam no cardápio, e outros sabores que surgem da mistura deles. Me apaixonei.
A pobre da tartelete acabou perdendo o destaque. Não por falta de sabor, pelo contrário, eles estavam todos ali: a doçura no ponto certo, a acidez e tudo mais. Mas, a verdade é que o tonka superou todas as expectativas.
Leia também: Agridoce Café – sabor, amor e aconchego em Porto Alegre
Como a experiência foi muito boa, pensamos, por que não experimentar algo mais? Decidimos pedir, então, uma porção de vol au vent e um outro doce. Voltamos ao balcão, para observar tudo mais de perto, e pedimos ajuda. A sugestão foi a Daisy, essa delícia de manga e maracujá com pétalas de flor.
Os doces, servidos em uma louça super bonita, estavam ótimos e o salgado também não decepcionou. Confesso que fiz uma leve adaptação nos meus, oferecendo ao meu amigo uma porção extra de fios-de-ovos e bacon (não sou vegetariana, mas tenho uma certa resistência a doces com ovos e carnes em geral).
De qualquer forma, posso afirmar que aproveitei com o mesmo prazer os meus vol au vents customizados e, claro, meu favorito acabou sendo o de pera com gorgonzola (já no cardápio). Não tem como errar nessa combinação, tem?
Para aqueles que desejam saber um pouco mais sobre o local ou conhecer os outros doces, eu sugiro que antes da visita, entre também no Instagram do café: @cafetonka. Eles postam fotos maravilhosas por lá, que te deixam com ainda mais vontade de provar o cardápio completo.
TONKA CAFÉ
Endereço: R. Anita Garibaldi, 1681, em Porto Alegre
Telefone: (51) 3060-8080
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 20h30; domingos, das 14h às 20h30
[ABTM id=3349]