Sabe aquela sensação que a gente tem, depois de ler um livro, de precisar compartilhar percepções sobre ele com alguém? E aquele sentimento de frustração ao olhar para o lado e saber que não vai adiantar falar para o namorado, para a amiga, para o irmão ou pro papagaio, porque eles não leram e não sabem do que estamos falando? Pois é. No Clube de Leitura Athenados esse problema não existe.
Particularmente, já fazia um tempo que queria conhecer o clube. Ele funciona dentro da Athena Livraria e foi criado em 2014, com a Camila Caetano. A partir de junho de 2015, a coordenação passou a ficar com a Bruna Cipriani Luzzi. Acredito que algumas vezes nós mesmos nos autossabotamos, e o resultado é que eu nunca “achei tempo” para assumir o compromisso de fazer uma leitura por mês e ir aos encontros. Mas dessa vez resolvi que participaria, especialmente também para poder falar um pouco sobre ele aqui no site.
A leitura deste mês foi Utopia, de Thomas Morus, um clássico publicado originalmente em 1516 e que debate sobre como seria um lugar onde se perpetuasse a “sociedade ideal”. Não consegui terminar toda a leitura até o dia do encontro – não sigam meu exemplo, ok? O ideal é que a gente vá aos encontros com a leitura completa, e, de preferência, com alguns questionamentos na ponta da língua. Mas aí está um dos pontos bacanas do clube: a conversa sobre a obra foi tão efervescente que deu vontade de terminar a leitura ali mesmo.
Os encontros funcionam assim: os leitores têm um mês para ler a obra, que geralmente é escolhida a partir da votação em cima de três indicações feitas pela coordenadora do grupo. O livro escolhido não pode ser muito longo – para ser lido em um mês -, e deve ter um caráter de debate. A principal regra é que o livro seja lido por completo para o integrante poder participar da discussão. Durante o encontro, algumas perguntas, feitas previamente, são sorteadas pelos leitores, que precisam responder de acordo com a sua experiência de leitura. E a partir daí surgem as discussões, que podem ir muito além da história do livro.
E aí está outro ponto muito bacana do encontro: as questões levantadas no debate de uma obra envolvem muito mais do que as páginas lidas. Transformam-se em discussões excepcionais. Especialmente em função da leitura de Utopia, os tópicos levantados a partir do debate do livro passaram a atingir a esfera organizacional da nossa sociedade nos dias de hoje, o que nos fez refletir, individualmente sobre como cada um enxergaria uma sociedade no mundo ideal. A conversa extrapolou as páginas do livro – que sugere que o “correto” é a igualdade em praticamente todos os aspectos possíveis e a extinção de sua própria individualidade – e chegou até a percepção do mundo como vivemos hoje, em que a desigualdade perpetua.
Não cabe aqui jogar todas as questões levantadas em mais de duas horas de conversa, mas o fato é que, com certeza, quem saiu do encontro voltou para casa com uma leitura muito mais ampla da obra e com questões instigantes sobre a própria sociedade. Uma percepção muito mais rica do que se cada um tivesse lido a obra sozinho e deixado seus pensamentos no campo individual.
O livro escolhido para o próximo encontro já foi divulgado. Será a obra Orlando, de Virgínia Woolf. Quem quiser participar do clube tem até o dia 3 de maio para ler a obra escolhida. O encontro vai ser na Athena do Shopping Praça Nova, às 19h30min (a cada mês o encontro é feito em uma das lojas). É só aparecer com a sua leitura em dia, e pronto para debater!
Curta a página do Clube de Leitura Athenados aqui.
[ABTM id=2027]