Santa Maria vai receber o 1º Congresso de Literatura Infanto-Juvenil

Santa Maria vai receber pela primeira vez o Congresso de Literatura Infanto-juvenil. Com o tema Ler, escrever, ilustrar e fazer livros, o evento será realizado entre os dias 22 e 24 de maio, e contempla oficinas, saraus literários, apresentações de espetáculos e mesas redondas. A programação completa está abaixo.

congresso de literatura santa maria

O congresso tem como homenageado o escritor e ilustrador pernambucano André Neves. Já o homenageado de honra desta edição é o jornalista Marcelo Canellas. A programação com a abertura oficial será no dia 22, às 19h, no Theatro Treze de Maio, com a apresentação do espetáculo “No fundo da Mata Ouvi”, de Roberto Freitas.

Confira, abaixo, a programação completa.

DIA 22 DE MAIO – THEATRO TREZE DE MAIO

19h – Abertura Oficial
Espetáculo de Abertura – No fundo da mata ouvi… com Roberto Freitas

Espetáculo No fundo da mata ouvi - Fotos Thelmo Lins
Foto: Thelmo Lins

É um espetáculo de contação de histórias. Em cena apenas o contador/narrador e suas personagens.O espectador é convidado a fazer uma exuberante viagem pelo mundo do imaginário, participando de forma interativa dos acontecimentos que são narrados. No palco desfilam histórias de humor, terror, amor e dor, costuradas com muita musicalidade e ritmo.

DIA 23 DE MAIO E DIA 24 DE MAIO – OFICINAS

Turma da Manhã – Das 9h às 12h
Turma da Tarde: 14h às 17h – As oficinas têm 3 horas de duração
Local: Antiga Reitoria

O livro, as histórias e a leitura nas escolas e na vida da gente – Lucia Fidalgo (RJ)
A oficina propõe dialogar sobre a formação do leitor através do prazer das histórias e dos livros. Para formar um leitor, precisamos antes formar um professor leitor e assim descobrir porque a leitura na escola e na vida da gente tem tanta importância. Conversas e práticas sobre os livros e as leituras em sala de aula. (30 vagas)

Esses Livros para a Infância – André Neves (PE)


Visa reflexão sobre os livros contemporâneos e sua gama de possibilidades narrativas. Técnica: Leitura com textos e Imagens como ponto de partida para a aquisição do conhecimento e pensamento crítico.(30 vagas)

Narrativa Visual e Caminhos da Leitura – Luciano Pontes (PE)
A oficina leva a uma reflexão sobre a produção, criação e mediação, com as narrativas visuais da literatura para infância. Reflete de forma prática a relação do olhar e a leitura de imagem na narrativa literária, como forma de conhecimento e enriquecimento do imaginário poético e visual dos leitores, possibilitando práticas criativas com o livro de imagem, dentro e fora da escola. (30 vagas)

Criação do livro esboço (sketchbook) – Osvaldo da Costa (SP)
Experimentações gráficas e seu processo criativo que permite muitas possibilidades visuais e reaproveitamento de materiais baratos e tão comuns e acessíveis em nosso dia-a-dia, como imagens de revistas, jornais e fotos. Materiais necessários para oficina: canetas coloridas, tesouras e revistas. (Oficina indicada para professores e alunos a partir de 16 anos, 20 vagas).

A Mala de Leitura apresenta o universo mágico dos Pop Up’s Books. – Maurício Leite (DF/Portugal)
Conheça e se encante com as técnicas de para construção de um divertido Pop Up Book.

Os Pontos de Quem Conta e Lê um Conto: a utilização lúdica e pedagógica das histórias no processo educacional – Roberto Freitas (MG)
Este encontro tem como principal objetivo sensibilizar os educadores para a utilização lúdica e pedagógica das histórias no processo educacional. Através de algumas técnicas simples, as histórias se transformam num rico instrumento de aprendizagem, aplicáveis nas mais diversas matérias.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio do e-mail chili@chilism.com.br.

DIA 23 DE MAIO –  THEATRO TREZE DE MAIO

19h – Mesa Redonda – COMO FORMAR O LEITOR PELOS CAMINHOS DOS LIVROS, DAS LEITURAS E DAS ILUSTRAÇÕES – com Luciano Pontes, André Neves, Roberto Freitas e Pedro Brum Santos (UFSM). Mediação de Lucia Fidalgo.

DIA 24 DE MAIO – ESPETÁCULO DE ENCERRAMENTO – THEATRO TREZE DE MAIO

19h – Espetáculo de Encerramento:
Seu Rei Mandou (Recife/PE) – (infantil) aborda o universo fabuloso da realeza por meio de releituras cômicas e poéticas dos contos populares. No palco, são interpretados: A lavadeira Real, O rato que roeu a roupa do Rei de Roma e o Rei Chinês Reinaldo Reis. Luciano Pontes e Gustavo Vilar

Espetáculo que será apresentado na abertura do Congresso de Literatura Infantojuvenil
Espetáculo “Seu Rei Mandou”. Foto: Lana Pinho

O 1º Congresso de Literatura Infanto-Juvenil de Santa Maria é uma ação com patrocínio da CVI, Beltrame Supermercados e Arroz Rei Arthur. Conta com o apoio cultural da Universidade Federal de Santa Maria e financiamento do Sistema Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização é da Chili Produções Culturais.

Confira mais informações na página do evento no Facebook

 

Inscreva-se

Comments (1)

  1. Gostaria de me inscrever para o 1o Congresso
    Se aceita, espero confirmação pelo meu e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *