‘Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços’ será apresentado nesta quinta no Theatro Treze de Maio

Três palhaços respondem a um anúncio de emprego do jornal que “procura velhos palhaços”. E encontram-se, os três, num espaço nebuloso, um não-lugar. Eles já foram muito amigos e trabalharam juntos diversas vezes, mas como competem pela mesma vaga, passam da amizade à competição acirrada. Esse é o enredo do espetáculo Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços, montagem que será apresentada nesta quinta-feira, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria.

Fotos Vilmar Carvalho

Com direção de Adriane Mottola, o espetáculo tem texto do dramaturgo romeno Matei Visniec, e recebe forte inspiração do filme Os Clowns, de Federico Fellini. Mesmo após 30 anos, o texto continua atual e traz uma reflexão sobre o momento político que temos vivido.

– Nosso país entristeceu e estamos imersos nas ideias mais retrógradas, patinando pra continuarmos ativos nesse deserto árido. Por isso nosso espetáculo é atual, fala de seu tempo, unindo reflexão e humor – comenta a diretora Adriane Mottola.

A montagem, que conta no elenco com os atores Zé Adão Barbosa, Sandra Dani e Arlete Cunha, também é apresentada com recursos de acessibilidade para o público surdo, com tradução da peça em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

– Temos uma boa receptividade do público surdo, é incrível ver como eles apreciam a peça, pois ainda são poucos os espetáculos que oferecem as traduções em Libras – reflete Adriane.

Recentemente, Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços recebeu cinco indicações ao Prêmio Açorianos de Artes Cênicas, e conquistou o Troféu Brasken 2018 de melhor ator para Zé Adão Barbosa.

– É sempre bom ser lembrado, reconhecido mas o importante mesmo para o ator é o contato vivo com o seu espectador. É no momento da apresentação que o espetáculo se realiza, esse é o grande momento do ator, no palco.
O espetáculo tem financiamento do Sistema Pró-Cultura RS, pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC, e passou também por Rio Grande, Jaguarão e Lajeado.
Além das apresentações gratuitas do espetáculo, haverá, na quinta-feira, umum Workshop de Clown (4h/aula) com a diretora Adriane Mottola. O encontro será na UFSM, com entrada gratuita. Não há mais vagas.

Serviço
Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços

Dia 11, quarta-feira, às 20h, no Theatro Treze de Maio – ingressos gratuitos na bilheteria
12/04, às 9h – workshop de clown no Caixa Preta (esgotado).

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *