Livros de Yoga para conhecer, entender e praticar

Foto: Liciane Brun

Na quinta-feira, dia 21 de junho, é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional do Yoga. E por aqui, vamos aproveitar o assunto para publicar uma série de matérias, onde vamos poder falar um pouquinho sobre essa arte milenar, essa filosofia que envolve corpo, mente e atitudes. Na matéria de hoje, preparamos uma lista de livros de yoga para quem quer conhecer e entender essa filosofia que vai muito além do tapete, e também para quem quer começar a praticar.
A lista teve a ajuda especial da Tati Debiase, yogaterapeuta e proprietária do Padma Shala.

O Coração Do Yoga – Desikachar,T. K. V.

O livro foi escrito por T.K.V Desikachar, filho de Krishnamacharya, um dos maiores mestres de yoga e responsável pela popularização do yoga no ocidente. O livro tem sequências passo a passo para uma prática completa, baseada nos princípios tradicionais do yoga, e passa pelos elementos, como as posturas, respiração, meditação e filosofia. A obra é um apanhado completo de ensinamentos de Krishnamacharya, que morreu aos 101 anos e ainda praticando yoga.

Luz sobre o Yoga – Iyengar BKS

Esse clássico é um guia que contempla desde os praticantes iniciantes até os avançados. Inclui orientações passo a passo com fotografias, plano semanal de desenvolvimento que permite um progresso gradual da técnica, filosofia e introdução aos aspectos espirituais do yoga.

GUIPPY – Guia Prático de Posturas de Yoga

Esse guia de posturas traz conceitos básicos do yoga, que servem de base para a prática dos ásanas (posturas), ásanas categorizados por cores relacionadas ao chkras, instruções para cada postura, benefícios, cuidados e contraindicações para cada postura e mais dicas.

A senda do yoga- Maria Laura Packer

A Senda do Yoga é um guia ilustrado que mostra a trajetória no caminho do yoga. A primeira parte aborda a filosofia do yoga, mostrando tópicos básicos, e a segunda parte fala sobre a prática, com orientações técnicas das posturas e o efeito terapêutico de cada uma delas. A terceira parte mostra a cura interna através da yogaterapia. Apresenta também técnicas de respiração (pranayama) e meditação.

Autoperfeição com Hatha Yoga – Hermógenes

Professor José Hermógenes, o responsável por trazer o Yoga ao Brasil, a acompanhou milhares de casos, levantou hipóteses, chegou a conclusões e desenvolveu seu método de validade comprovada: um trabalho de grande potencial terapêutico capaz de reduzir o sofrimento humano. Autoperfeição com Hatha Yoga conta por que Yoga não é ginástica nem religião. É um autotreinamento integral que tem por objetivo maior trazer bem-estar físico e espiritual.

Autobiografia de um Iogue – Paramahansa Yogananda

Histórias da Índia, berço da tradição, e as diversas formas de prática e expressão religiosa, fazem da Autobiografia de um Iogue um livro fundamental.Em Autobiografia de um Iogue, Paramahansa Yogananda oferece um verdadeiro portal para a compreensão da filosofia indiana narrando sua infância, a peregrinação em busca de seu mestre espiritual, a vida de cada um dos mestres de sua linhagem e a fundação de uma escola baseada nos princípios da ciência da Yoga.

Yoga para nervosos – Hermógenes

“Yoga para Nervosos” apresenta o método terapêutico criado por José Hermógenes para tratamento do estresse e de outras disfunções neurológicas. Desde a primeira edição da obra, há mais de quatro décadas, a evolução da pesquisa científica, especialmente no campo da psiquiatria, só comprovou a validade da utilização do Yoga como forma de manutenção do equilíbrio mental e biológico do homem

Mudras – a sabedoria do Yoga na ponta dos dedos

Os ”Mudras” (yoga dos dedos), embora tenham uma origem espiritual, podem ser integrados ao dia a dia e exercer efeitos positivos sobre o corpo e a psique, prevenindo doenças e ajudando na cura dos sofrimentos do corpo e da alma. Esta obra traz uma série de exercícios com os dedos, para relaxar e aliviar os problemas físicos e psicológicos mais frequentes, como doenças respiratórias e gástricas, pressão alta, depressão, resfriado, problemas sexuais e cardíacos, dores de cabeça e nas costas etc.

Leia também: A poesia fotográfica em Yoga, A arquitetura da Paz

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *