Gustavo ‘Garoto’ volta a Santa Maria e apresenta novos sons autorais no Plataforma 85

Pouco mais de um ano atrás Gustavo Borges Kraemer, o ‘Garoto’, saía de Santa Maria para estudar Piano no Conservatório de Tatuí, em São Paulo. Nesta semana, o músico volta à cidade para apresentar novos sons autorais ao lado do baterista Lucas Fê, músico de Rio Grande. O duo escolheu como palco de estreia do novo projeto  no Plataforma 85. A apresentação será na quinta-feira, dia 9, às 21h.

– É a primeira vez que tocamos juntos. Desde quando nos conhecemos – através  do trabalho da Paola Kirst, em 2017 -, fiquei muito admirado com o trabalho dele. Ele desponta na bateria e tem tocado com grande nomes da música do Rio Grande do Sul. Vai ser um prazer dividirmos o palco – comenta Gustavo.

Ambos têm fortes traços em comum: a criatividade propulsora para abarcar novas ideias – rítmicas, harmônicas ou melódicas -, e a sede pelo improviso e pelo estudo da música como fonte de expressão. Embora ainda jovens, colecionam trabalhos expressivos na cena musical do sul do país. Juntos, vão tocar um repertório autoral inédito mesclado com releituras de compositores contemporâneos da música popular brasileira e do Jazz.

O formato escolhido para essa apresentação é diferenciado e representa o amadurecimento musical da trajetória escolhida por  Gustavo. Atualmente, ele estuda Piano, Arranjo e Música Popular Brasileira/Jazz no Conservatório de Tatuí, um dos maiores centros de performance musical da América Latina.

Leia também – Um artista se autodescobrindo: a arte de Gustavo, Garoto ou ‘O Leonel’

– Vou apresentar o repertório de novas canções executadas no piano, e também canções de amigos como Pedro Ribas, Ricardo Borges, Erick Corrêa – autores que tiveram uma grande influência por causa do projeto EntreAutores. Mesmo que algumas das cancões possam ter sido escritas em um período anterior, a forma como elas chegam são influenciadas por essa nova fase – reflete Gustavo.

A noite ainda vai contar com convidados especiais conhecidos do público santa-mariense, entre eles o guitarrista Gabriel Opitz, a cantora, flautista e compositora Maria Paula Rodrigues, o trombonista Hélio Abreu e o violonista e compositor Ricardo Borges.

– É ótimo revisitar Santa Maria, uma cidade que foi meu berço na caminhada musical. É um prazer rever os amigos e ter espaço em locais que valorizam a música e os músicos para fazer nosso trabalho.

O músico ainda vai tocar na sexta-feira junto com a Guantánamo Groove no Rockers Soul Food.

Gustavo “Garoto” Kraemer é natural de Dourados/MS, mas foi em Santa Maria que deu largos passos na sua caminhada musical. Como compositor, vocalista e guitarrista na banda Guantánamo Groove, coleciona a produção de três discos (Boca, Ocupa e Guantánamo Groove & Orquestra Itaimbé), e passou por diversos festivais e palcos importantes pelo Brasil. É pianista e guitarrista do grupo COISA  (com Lutiano Nascimento), compositor e violonista do duo DANDIS, um dos fundadores do coletivo EntreAutores e parceiro de dupla de Pirisca Grecco no projeto “Concertos para o Conserto”.

Lucas Fê, baterista, é natural de Rio Grande (RS). Seu contato com a música foi estimulado desde a infância e seu primeiro registro no instrumento foi feito ainda aos 4 anos de idade. Atualmente desenvolve trabalhos autorais com Paola Kirst e KIAI, grupo pelo qual recebeu a indicação do Prêmio Açorianos 2019 como melhor instrumentista. Lucas já tocou com nomes como Nelson Faria, Thiago do Espírito Santo, Frank Solari, Renato Borghetti, Ernesto Fagundes, Anaadi, Renata Adegas e muitos outros.

Os ingressos para a noite de quinta-feira custam R$ 18. Mais informações aqui

 

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *