Exposição que reflete sobre o Mês da Consciência Negra está em cartaz no Masm

O Museu de Artes de Santa Maria (Masm), em parceria com a Prefeitura e a ONG Igualdade, promove uma exposição coletiva de artes e atividades culturais nesta quarta-feira. Até o dia 31 de dezembro, a exposição “Orixás Deuses Africanos”, em alusão ao Dia da Consciência Negra, ficará aberta para visitações na Sala Iberê Camargo, no museu.

Com obras de 12 artistas, sob a curadoria de Marcio Flores, a exposição busca realizar um esforço a favor da construção social, do desenvolvimento da identidade em pessoas negras, e relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade.

Além da abertura solene da exposição, o Masm também realizará diversas atividades na noite desta quarta-feira (20). A partir das 19h, será realizada a entrega do Prêmio Personalidade Negra 2019, que conta com apresentação do artista GuGa. Às 19h, terá um bate-folha com ervas e axé com Ronaldo de Ogum e filhos de santo.

Já às 20h, será realizado, no Santa Cultura Portela Bar e Café, junto ao Masm, a apresentação dos artistas Nega Zane e Jorginho. No mesmo horário, ocorre no Masm uma roda de conversa sobre identidade negra, mediada por Pablo Kempz, na qual será emitido um certificado para todos os participantes.

Por fim, entre os dias 25 e 29 de novembro, com horário e local de saída a combinar, será realizada uma visita a Pontos Negros da Memória de Santa Maria. O projeto é da professora Drª. Giane Escobar com mediação do professor Wendel Lima.

Serviço

Exposição Coletiva “Orixás Deuses Africanos”

Artistas: Ana Dornelles Macedo, Cirlene Ereno, Deniyàmi, Helena Macedo, Hélvia Schneider, Ive Flores, Luciano Santos, Luiz Fleck, M. Flowers, Rogerio Lima, Susane Kochhann e Vani Foletto
Curadoria: Marcio Andrei Flores Souza/ M. Flowers
Montagem: Pedro Henrique de Carvalho, Lúcio de Sá Menezes e Douglas Max Stopp
Visitação: 20 de novembro a 31 de dezembro de 2019, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h
Onde: Sala Iberê Camargo / MASM – Avenida Presidente Vargas, nº 1400
Entrada: gratuita

Com informações da Prefeitura de Santa Maria

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *