Leve-se a um lugar inspirador: conheça Bom Jesus do Monte, em Portugal

Inspiração, fé, história, arquitetura, belezas naturais… a lista para descrever o Santuário de Bom Jesus do Monte, na cidade de Braga, no norte de Portugal, é imensa. Imaginem uma escadaria de 573 degraus. Cansou só de pensar? Pois é possível subir cada um deles, sem notar o cansaço. Isso porque ao longo da escadaria há muito o que se ver e contemplar. Fontes de água, capelas, jardins… Em um dos trechos, cada lance da escadaria tem uma fonte que remete a um dos cinco sentidos humanos. A estátua que segura com a s duas mãos a vasilha por onde escorre a água da fonte simboliza o tato.

Estátua que segura com as duas mãos a vasilha de água, em Bom Jesus do Monte, Portugal
Fotos: Michele Dias

Depois da experiência sensorial, o trecho seguinte é chamado de Escadaria das Virtudes, com fontes que representam a fé, a esperança e a caridade.

Bom Jesus do Monte: um convite à contemplação

A cada degrau se revela um pouquinho mais de Braga. A vista da cidade vai ficando cada vez mais encantadora à medida que se sobe a escadaria.  É tanto para se observar que nem parece que já se foram quase 573 degraus. Seguindo o passeio, antes do último lance, surge um jardim barroco de encher os olhos, mais fontes, estátuas… E então sobem-se os últimos degraus e chega-se à Basílica, uma construção imponente em estilo neo clássico.

O Santuário é um convite à contemplação. Um lugar inspirador, visitado pelos turistas que vêm a Braga e muito frequentado pelos moradores daqui. Gente que vem fazer exercício físico, rezar, ler, relaxar em meio a belas paisagens ou se divertir. Atrás da Basílica, há um espaço com lago, parque infantil e ainda restaurantes e hotéis. Na época que antecede a Páscoa, o local recebe ainda mais visitantes, já que ocorrem procissões no período da Quaresma: 17 capelas distribuídas entre a escadaria e o Largo do Santuário representam a Via-Sacra.

Ah e se você ainda não esqueceu que para ver tudo isso é preciso subir 573 degraus, tem mais uma atração no Santuário: um funicular inaugurado em 1882! Conhecido como elevador do Bom Jesus, o bondinho é movido a água, um projeto de um engenheiro português chamado Raul Mesnier du Ponsard. Ele funciona assim: duas cabines com depósito de água estão ligadas por um cabo e se movem por contrapeso, por isso sempre que um bondinho sobe, o outro está “a descer”, como dizem os portugueses. Pela escadaria ou pelo funicular, a experiência é inspiradora.    

 

Ficou interessado e quer visitar? Anota o endereço:

 Estrada do Bom Jesus, Tenões, Braga

Visite o site aqui

 

[ABTM id=2242]

Inscreva-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *