Cinema de dar água na boca: filmes gratuitos sobre gastronomia e vinho para você assistir em casa

Diante do cenário que estamos vivemos a pedida é transformar a sala ou o conforto do nosso quarto em verdadeiras sessões cinema em casa. Então, prepara o quitute e se joga nas dicas onde a gastronomia ou o vinho estão no tema central da sétima arte!

Longe do contato social temos que reinventar o nosso dia a dia, e aproveitar as diversas ações de lazer que os aplicativos de streaming estão oferecendo para se ter mais opções de assistir filmes direto de casa, porque essa vida vai além de “maratonar” séries nas horas de ócio.

Dicas na Netflix

A Netflix está com poucas opções dentro do tema gastronomia e vinho, mas as poucas que têm são ótimas, e valem a pena o entretenimento!

Se você quer uma comédia que vai lhe render boas risadas sugiro o filme Entre Vinho e Vinagre (Wine Country). O cenário do longa se passa na Região do Napa Valley, que é formada por diversas vinícolas.

Um grupo de amigas se reúne para comemorar o aniversário de uma delas e, a partir desta viagem, diversos episódios hilários acontecem, tornando um filme despretensioso para ver nas horas vagas.

Vale ressaltar que o elenco trabalha o humor um tanto inapropriado, uma marca registrada das atrizes Amy Poehler, Maya Rudolph, Rachel Dratch e Tina Fey que participam do filme.

Já no longa Sushi a La Mexicana (East Side Sushi), o título já entrega que a cozinha oriental está de tema deste filme.

A história conta a vida de uma imigrante mexicana que vive na Califórnia e acaba indo trabalhar como atendente em um restaurante japonês, porém, devido a sua afinidade com a cozinha, desperta o interesse de aprender mais sobre a culinária japonesa com o sushi chef do local. É um filme tipo “sessão da tarde” que tem uma história de superação feminina muito boa de acompanhar!

O cinema nacional também está presente no tema. Gosto se Discute é uma comédia dramática, dessas para ver com a família reunida.


A trama se passa em um restaurante estrelado, onde o chef do local precisa se modernizar diante de um novo concorrente, um food truck do outro lado da rua. Porém seu paladar fica inibido no momento que ele mais precisa para criação de um novo cardápio. O filme conta com a presença de Cássio Gabus Mendes e a youtuber Kéfera Buchmann.

As opções de documentário e reality culinários são numerosos no catálogo da Netflix. Porém dentro dos que eu assisti eu indico o Caffè Sospeso, uma produção italiana que traz um costume pouco abordado aqui no Brasil.  A prática se baseia que ao comprar o seu cafezinho, você deixa mais um café pago, e o próximo cliente recebe de forma anônima e gratuita. A história tem diversos protagonistas, alguns um tanto caricatos, que contam suas vidas onde o café está de alguma forma presente, seja no dia a dia ou na profissão de barista.

Devido à pandemia que nos encontramos, alguns aplicativos de streaming liberaram o acesso gratuito por 30 dias, como o AmazonPrime e Telecine Play.

Dicas na AmazonPrime

Ambos os canais também possuem bons filmes dentro do tema culinária e vinho. Na AmazonPrime o filme O Jugamento de Paris (Bottle Shock) é meu preferido, um longa baseado em fatos reais.

O enredo inicia com a ida de um sommelier de Paris para a Califórnia, mais especificamente ao Napa Valley, com objetivo de levar os melhores vinhos americanos para o seu país, para estes rótulos participarem da degustação às cegas.

Dentro do catálogo de opções da AmazonPrime indico também Chef.

O filme conta a história um renomado chef de cozinha, que após receber uma dura crítica e ser demitido do restaurante que comandava se vê sem expectativa na vida, porém decide comprar um food truck para chamar de seu. Um filme bem família e divertido, que dá água na boca de ver!

Dicas no TelecinePlay

Já no Telecine Play indico o longa Sideways. Entre umas e Outras (Sideways), que conta a viagem de dois amigos, onde um quer fazer sua despedida de solteiro, e curtir seus dias com algumas mulheres, enquanto o outro pensa na ótima oportunidade de apreciar os melhores e piores vinhos produzidos pela região.

Para quem curte vinhos, este é um filme muito legal nas descrições durante as cenas que eles estão degustando.

Dentro do assunto gastronomia também temos o filme Pegando Fogo (Burnt), estrelado pelo Bradley Cooper, um renomado chef de cozinha com problemas de álcool e drogas que destruiu a sua carreira. O longa conta como o cozinheiro busca uma segunda chance de conquistar a sua terceira estrela Michelin. Não classifico como um grande filme, mas o cenário da trama demonstra ao espectador um panorama interessante sobre os bastidores de um restaurante de elite.

Espero que as sugestões citadas entrem na sua programação do cinema em casa, prepara a pipoca e tente ocupar a sua mente nas horas vagas deste isolamento. Tenho certeza que alguns longas citados vão aguçar seus sentidos, e dar aquela água na boca, além do tema Gastronomia e Vinhos, são histórias com personagens de superação, e algumas comédias que farão você rir e curtir os pequenos momentos especiais do nosso novo hobby.

#FicaEmCasa.

 

Tássia Silveira

Gaúcha, nascida no Coração do Rio Grande. Tecnóloga em Alimentos por formação e amante dos vinhos por opção! Incentivadora do movimento de que o vinho é para todos, afinal... Degusto, logo existo!

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *